16 março 2010

Aflições da Mente

A origem de todos os nossos sofrimentos, no nível mais sutil, está nas aflições da mente — impulsos negativos, emoções e pensamentos negativos, entre outros. Isso sugere que a origem do sofrimento está dentro de nós; e que a origem da felicidade também está dentro de nós. A principal descoberta que extraímos daí é que o grau até o qual somos capazes de disciplinar nossa mente é o que determina se somos felizes ou se sofremos. Um estado mental disciplinado, um estado mental transformado em termos espirituais, conduz à felicidade, ao passo que um estado mental indisciplinado, que se encontra sob o poder das aflições, conduz ao sofrimento.

Ao refletir desse modo, chegamos a reconhecer o fato de nos permitirmos ser dominados e controlados por nossos pensamentos e emoções; e, ainda, que permitimos que nossos pensamentos e emoções sejam determinados por nossos impulsos negativos e outras aflições da mente. Começamos, portanto, a nos dar conta de que, se continuarmos a admitir essa situação, ela somente poderá nos levar à infelicidade e ao sofrimento. Se acompanharmos a linha de raciocínio, chegaremos a encarar nossos pensamentos e emoções angustiantes como forças verdadeiramente destrutivas.

Essa percepção equivocada está na raiz de grande parte da nossa confusão e também faz surgir emoções e pensamentos angustiantes. O insight da natureza da realidade demonstra serem as coisas desprovidas de existência inerente e atua como um antídoto específico para a falsa percepção bem como, consequentemente, para as aflições da mente. A total erradicação das emoções e pensamentos negativos, bem como das falsas percepções que lhes são subjacentes, é o que se quer dizer com nirvana — a felicidade absoluta. “

Dalai Lama

___________________________________________________________

Retirado do BLOG: http://darmadrops.wordpress.com/


Bookmark and Share
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...