22 setembro 2010

DICAS: Alimentos anti-estresse


Conheça algumas opções capazes de 


melhorar seu ânimo e vitalidade


Mulheres que são mães, donas de casa e profissionais, tudo ao mesmo tempo. Homens bem sucedidos e que praticam esportes como atletas. Crianças que além das provas, ainda possuem muitas atividades após as aulas. Adolescentes em fase de vestibular. Com essa vida corrida é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo!

Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso. 
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg. 
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares. 
POR: Daniela Cyrulin
Especialidade: Nutrição


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17 setembro 2010

A Importância da Educação Nutricional na Prevenção da Obesidade Infantil


A Educação Nutricional é o método mais seguro para a prevenção da obesidade. Pois a prevalência de excesso de peso aumentou acentuadamente nas últimas décadas, tanto nos países desenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento, tornando-se uma grande epidemia mundial (SILVA; ARAÚJO, 2007).

A obesidade infantil cresceu 240% nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (ZAMAI; MORAIS, 2008).Especialmente no Brasil, há um aumento progressivo da obesidade infantil em todas as classes sociais variando de cinco a dezoito por cento conforme a região estudada. (Autor)A causa da incidência de obesidade infantil relaciona a alteração do hábito alimentar, ao estilo de vida atual, à inserção da mulher no mercado de trabalho, às refeições fora do domicílio, aos fast-foods, aos rodízios a baixo preço, à ausência dos pais nas refeições, à ansiedade devido ao stress da vida moderna, entre outros (RINALDI, et al., 2008).Entretanto é fundamental que os responsáveis estejam alerta para o problema e procurem ajuda precocemente, facilitando o tratamento, pois quanto maior a gravidade, menor o percentual de sucesso (RODRIGUES, 2008).

Segundo Carneiro, et al (2008):

A nutrição adequada é um dos fatores de maior impacto na saúde infantil, ressaltando que o déficit nutricional é responsável, direta ou indiretamente, pelo retardo do crescimento e desenvolvimento de crianças até os dez anos.


A família é a primeira instituição que tem ação sobre os hábitos do indivíduo. É responsável pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo seus hábitos alimentares às crianças (GAMBARDELLA; FRUTUOSO; FRANCH, 2008).“Existem evidências de que o desenvolvimento do sobrepeso em fase precoce da vida pode se tornar um importante fator de risco para o aparecimento da obesidade posteriormente” (BARRETO; BRASIL; MARANHÃO, 2007).Tratar a obesidade é muito difícil e por isso mesmo o mais importante é a prevenção (RODRIGUES, 2008).

As conseqüências das alterações metabólicas que ocorrem nesta patologia podem ser muito extensas e intensas além de muito variadas, atingindo praticamente todos os sistemas orgânicos. Todavia, podem ser reversíveis desde que se consiga a redução de peso e desde que as estruturas orgânicas acometidas não tenham sofrido danos anatômicos irreparáveis. A mobilidade associada à obesidade pode ser identificada já no adolescente (SOARES; PETROSKI, 2003).Países com altas prevalências de obesidade têm obtido sucesso com a implementação de programas de Educação Nutricional, visando reduzir os fatores predisponentes a este distúrbio em escolares (SANTOS, et al., 2005). É importante que todos tenham a conscientização sobre a importância da Educação Nutricional para crianças de zero a seis anos de idade, atuando na prevenção da obesidade.

Simone Barrufaldi Galvão
Nutricionista
Agosto/2010

06 setembro 2010

Arquitetura da Alma!

Janosh é um artista holandês que cria contemporânea, arte geométrica e fica inspirado pelas antigas civilizações, a filosofia e as proporções geométricas que estas aparecem em todo o mundo. O universo inteiro é moldada de acordo com o definido, as proporções geométricas, a partir do alinhamento das estrelas e do folhas nas árvores para estruturas arquitetônicas e do corpo humano. 

Porque nossas células são geometricamente estruturados, também, centrado em formas geométricas tem um efeito profundo. E, como filósofo grego Platão, declarou: "Geometria vai chamar a alma para a verdade. "Com sua arte e apresentações multimédia que o acompanha, Janosh quer inspirar as pessoas a descobrirem seu poder e seguir a sua paixão a fim de transformar sonhos em ações e determinar ativamente o curso de sua vida.

Com estas apresentações multimédia que está viajando pelo mundo. Estas apresentações são uma experiência única, onde o público é inspirada por seu colorido e imagens geométricas, as informações sobre a filosofia supracitado, a geometria, as religiões e culturas antigas, apoiada pela música poderosa.


Acessem o site, é simplesmente MARAVILHOSO!

03 setembro 2010

O que é Ho’oponopono

A principal prática do Ho’oponopono é a repetição das frases “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato“. Pode ser qualquer variação, combinação ou sinônimo dessas frases, que devem ser repetidas todo o tempo que você for capaz. Mas além dessas frases existem algumas outras práticas que podem auxiliar no processo de limpeza.

A maior parte das informações foi retirada do site www.hooponopono.com.br e do livro “Limite Zero” de Joe Vitale e Ihaleakala Hew Len.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa saber o quê) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o quê lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar a se perdoar.

Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

Sou grato” ou “Obrigado” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos  os envolvidos.

Muito bom este vídeo! 1 de 9

video 
São 9 vídeos que eu encontrei no You Tube! Até o momento eu só vi o primeiro!

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