07 fevereiro 2012

Um Ser integral...



Um Ser integral não ambiciona iluminar os que não são conscientes nem
pretende levar ninguém ao reino da divindade. Para ele não existe o eu e o
outro, logo, nada há a elevar.

“Tao Te King” não foi o único livro escrito por Lao Tse.
HUA HU CHING foi outro livro de onde foram recopilados alguns outros ensinamentos:*

"Não te deixes aprisionar por superficialidades espirituais. Cantar não é mais sagrado que escutar o murmúrio do regato; fazer passar as contar do rosário entre os dedos não é mais sagrado que respirar; vestir hábitos religiosos não é mais espiritual que vestir roupa de trabalho.

No terreno dos pensamentos e das ideologias nada é absoluto. A maioria das religiões reforça o apelo que existe a falsos conceitos. Se levas uma vida rendendo culto a divindade ou instituições religiosas como se fossem fontes de verdade subtil, mais não fazes que colocar intermediários entre ti e o divino e acabas como um mendigo a procurar fora o que abunda no teu coração.
As práticas contemplativas que conduzem à imortalidade e à iluminação, só podem ser compreendidas por aqueles que romperam os laços com o mundo material da dualidade dos dogmas. Não traces uma linha entre aquilo que é espiritual e o que não é. Se separas a tua vida espiritual da vida comum, ficas fora do Caminho
A suprema verdade não se pode expressar por palavras por isso o verdadeiro Mestre nada tem a dizer e simplesmente se dá a si mesmo no serviço que presta.

Os ensinamentos de um Mestre não são o remédio mas a receita. Ele não te conduz o destino, apenas te dá o mapa para que te poderá servir os desígnios. Um Ser integral não ambiciona iluminar os que não são conscientes nem pretende levar ninguém ao reino da divindade. Para ele não existe o eu e o outro, logo, nada há a elevar.

Se a mente, corpo e espírito não estão plenamente desenvolvidas e integradas não se alcançará nenhuma elevação espiritual. Por isso as religiões e as ideologias extremistas não frutificam. Quando honras os teus pais, amas os teus filhos, ajudas os teus irmãos, és leal para com os teus amigos, cuidas do teu cônjuge com devoção, trabalhas com alegria, assumes as tuas responsabilidades; quando apesar de compreenderes as verdades absolutas agires com normalidade, virá claridade á tua mente e encontrarás a tua forma correta de meditar 

Faz parte da Lei Cósmica que aquilo que fizeres e disseres há-de determinar a tua vida. Quando te aperceberes que aquilo que fazes aos outros o fazes a ti mesmo encontrarás a Grande Verdade. Se a tua disponibilidade de dar felicidade for limitada a de receber também o será.

Todo o momento é frágil. A mente empenhada em deter o rio, deixa passar de lado a simples verdade do
momento.

Ama a vida!
Não te escondas em retiros espirituais.
Podes ser um bondoso eremita contemplativo até aqui mesmo, no meio do bulício do quotidiano viver."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...