27 março 2012

Habilidades para a vida - Alimentação!


Fonte: _dharmalog

Essa palestra do chef inglês Jamie Oliver no TED Talk é um dos mais engajados e inspirados discursos pela saúde na alimentação que eu vi nos últimos anos, e vem de um competente profissional do ramo, que vem se dedicando há 7 anos a trabalhar em casas, escolas e restaurantes pela reforma do panorama alimentar na Inglaterra e nos Estados Unidos. “Temos uma pavorosa, pavorosa realidade agora mesmo. Doenças relacionadas à dieta são o maior matador nos Estados Unidos, agora mesmo, aqui, hoje. Este é um problema global. É uma catástrofe. Está se espalhando pelo mundo”. Como é bem evidente na energia que Jamie coloca nessa palestra, o ignorância alimentar é um dos maiores elefantes que mantemos em nossas salas (e cozinhas…). Além do grave problema do fast-food, que persiste, há negligência das grandes cadeias de supermercados, dos restaurantes corporativos, há uma cultura crescente de não mais se cozinhar em casa e em família, e ainda mais grave são as dietas deficientes e não-instrutivas nas escolas.
Numa das cenas que Jamie mostra no telão, crianças de aparentemente 5-6 anos de idade em uma escola tentam dar nomes a vegetais que são mostrados, como tomate, beringela e repolho, mas muito poucas sabem responder. “A realidade é, o alimento que seus filhos consomem a cada dia é fast food, é muito processado, não há alimentos frescos suficientes neles, de modo algum. Vocês sabem, a quantidade de aditivos, códigos numéricos, ingredientes em que vocês não acreditariam… Não há vegetais suficientes de modo algum. Até batatas fritas são consideradas vegetais”, diz Oliver.
Jamie propõe mudanças pragmáticas e possíveis em setores como supermercados e escolas, dando exemplos e quantificando financeiramente a mudança. Entre as sugestões mais educativas e simples, estão a proposta de um embaixador da alimentação nos supermercados e a de fazer as crianças sairem da escola sabendoao menos 10 receitas que as ajudem a sobreviver com saúde. “Habilidades para a vida”, defende, sob aplausos.
“Meu desejo é que vocês apoiem um forte movimento sustentável para educar cada criança sobre alimentação, para inspirar as famílias a cozinharem novamente, e motivas as pessoas em toda parte a combater a obesidade”.
Jamie Oliver, Vencedor do TED Prize 2011
LINK DO VÍDEO



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...