07 maio 2012

VERDADEIRA MUDANÇA DOS SEUS SENTIMENTOS












Todos os seres deste planeta e do Universo têm necessidade de autodesenvolvimento , e este planeta existe justamente para esse mesmo propósito . Não importa o quão difícil a vida possa ser às vezes : apenas aquele que tem esse propósito pode encontrar paz na sua alma.
Cada um dever aprender o seu caminho que é único e especial e deve segui-lo , onde começar e o que está na realização desse trabalho. Todo este processo pode até lembrar um trabalho de meditação cotidiano. Vocês devem reter estas palavras e não apenas lê-las de uma vez , pois isso pode não ser o bastante. Vocês devem meditar sobre estes ensinamentos de forma que este conhecimento possa um dia crescer do nível superficial e intelectual para atingir as mais profundas regiões do seu ser. Só então eles serão verdadeiramente benéficos para vocês.
Todos sabem que é importante ser uma pessoa boa , não cometer os assim chamados pecados , dar amor , ter fé e ser gentil para com os outros. Isso , porém , não é o suficiente. Para começar , saber tudo isso e ser capaz de agir de acordo são duas coisas bem diferentes. Você pode ser capaz de , voluntariamente , impedir-se de cometer um crime , mas não pode de maneira alguma obrigar-se a nunca sentir vontade de ferir alguém. Vocês podem agir de forma gentil para com uma ou outra pessoa , mas não podem obrigarem-se a ter sentimentos gentis. Tampouco vocês são capazes de forçarem-se a ter amor no coração ou a ter verdadeira fé no Criador. O que quer que diga respeito às emoções não depende das suas ações diretas ou mesmo dos seus pensamentos. Modificar os seus sentimentos exige o lento processo de autodesenvolvimento e auto-reconhecimento.
Vocês podem constatar que não tem bastante fé , mas aperceberem-se disso e tentar obrigarem-se a tê-la , dizendo a si mesmo “ Eu tenho fé “ , não vão levá-los nem um passo mais perto dela ; muito pelo contrário. Superficialmente , vocês podem ser capazes de se convencerem disso. Mas isso não quer dizer que a sua fé e a sua capacidade de amar sejam reais – e é disso que trata este artigo : da mudança de sentimentos.
Agora , como proceder para mudar os seus sentimentos mais profundos ? Eis a questão ! É por aí que devemos começar , é aí que vamos procurar mostrar-lhes o caminho. Em primeiro lugar , vocês não poderão mudar nada enquanto não souber o que verdadeiramente existe em vocês. As pessoas tendem a enganar-se a si mesmas acerca de quem realmente são. Eu não falo apenas da mente subconsciente , que todos vocês sabem que existe. Entre a mente consciente e a subconsciente existe outra camada que está muito próxima da mente consciente ; no entanto , vocês continuam alheios à sua existência porque querem continuar assim. Vocês fogem dela , embora os seus sintomas e sinais estejam bem debaixo do nariz de vocês.
As pessoas fogem dessa consciência porque pensam , de maneira equivocada , que aquilo que não conhecem não existe. Pode ser que vocês não pensem nisso exatamente nesses termos , mas sentimentos desse tipo se passam dentro de vocês sem que sejam percebidos. Contudo , mesmo que desviem o olhar da sua própria realidade interior , ela existe. Ela pode ser a realidade das suas vidas e um estágio do seu desenvolvimento. É a sua realidade agora.
Este outro Eu , chamamos de Máscara. Todos vocês sabem que é errado fazer ou pensar ou sentir certas coisas. Se essas coisas ainda existem no seu Eu inferior vocês se voltam para o outro lado , pensando que assim eliminam o que reconhecem ser errado. Mas a fuga ou negação é o maior engano que um ser humano pode cometer , pois causa infinitamente mais problemas , mais perturbações e mais conflitos internos e externos que qualquer coisa que vocês conheçam em suas mentes conscientes.

ENCAREM A VIDA
Existem várias leis espirituais que estão sendo constantemente violadas por seres humanos. O processo que acabei de descrever viola uma dessas leis : a lei do enfrentamento da vida. Encarar a realidade da vida significa ser capaz de encarar a si mesmo assim como você é , com todas as suas imperfeições. Se você não encarar a vida em primeiro lugar , nunca poderá evoluir. Nenhum sistema que tente ensinar meios de saltar por sobre esse obstáculo pode jamais ser bem-sucedido , pois a busca de tais atalhos também viola uma lei espiritual.   
Todos vocês estão inconscientemente envolvidos nesse processo danoso o tempo todo , embora alguns dentre vocês possam ter obtido uma certa dose de autoconhecimento. Não há nem um entre vocês que não tenha tido pelo menos uma percepção acerca de uma tendência interior , tornando-se consciente da realidade. Não obstante , em muitas outras áreas e sua mente consciente ainda foge do enfrentamento da verdade interior. Você pode até conhecer as suas deficiências , mas com certeza não conhece todos os seus verdadeiros motivos. Você não compreende por que tem certas opiniões , gostos e idiossincrasias : mesmo as suas boas qualidades podem ser parcialmente influenciadas por um defeito inconsciente ou por uma corrente interna errada. As tendências sobre as quais você tem aqui enganado a si mesmo têm que ser compreendidas levando-se em conta as influências e conexões que possuem.
Não há nada na alma humana que provenha apenas do Eu Superior ou do Eu inferior , porque tudo constantemente se mistura. Purificar quer dizer separar , compreender e reorganizar em entendimento consciente todas essas várias tendências , purificando assim as boas tendências básicas de todas as máscaras destinadas a enganar a si mesmo e de influências causadas por fraquezas de caráter.
O Eu Superior em você diz , “Eu quero ser perfeito. Eu sei que essa é a vontade do Criador”. Mas é a ignorância do Eu inferior que faz com que você pense que a perfeição pode ser atingida desviando o olhar das suas imperfeições e desconsiderando-as. É também o Eu inferior que sempre quer tudo tão confortável.
O Eu inferior quer estar em uma alta posição também , mas por outras razões que não as mesmas que as do Eu Superior. O seu Eu Superior busca avançar por amor ao Criador , por meio do reconhecimento e da iluminação , e está consciente de que somente quando for perfeito é que você poderá ser realmente capaz de amar as outras criaturas humanas. Mas o seu Eu inferior quer ser perfeito para obter mais satisfação do ego e para “se sentir por cima” , para ser admirado. Todos vocês , sem exceção , sentem isso.
Aqui está um exemplo em que ambos , o Eu Superior e o inferior querem a mesma coisa , mas os seus motivos são completamente diferentes. É da extrema importância para a purificação da sua personalidade e em nome de uma alma sadia e harmoniosa que você separe esses motivos e reconheça as suas vozes. Não se sinta com se eu o culpasse , nem culpe a si mesmo quando começar a reconhecer essas tendências em si. Eu estou declarando um fato , e uma das exigências básicas para este artigo é que você aceite a realidade de muitas tendências negativas que ainda existem em você. Apenas a partir dessa premissa é que você poderá ir em frente e mudar a impureza dos seus motivos.
Você também deve reconhecer as razões pelas quais o seu Eu inferior o desvia do enfrentamento de si mesmo. Uma das razões é que reconhecer-se imperfeito é desagradável. A outra é que o Eu inferior é preguiçoso e nunca quer trabalhar. No entanto , enfrentar o que está em você requer trabalho , especialmente no que se refere às coisas incômodas. Assim , o primeiro passo , na sua decisão de trilhar o autodesenvolvimento e purificação é ser claro a respeito disso. Se você o perceber , não se sentirá desencorajado quando estiver entretido nesta primeira metade do trabalho , que é indispensável. Você só pode atingir a perfeição atravessando as suas imperfeições , e não contornando-as.

UMA BUSCA COMPLETA LEVA TEMPO
Seguir este artigo não significa um constante e suave aperfeiçoamento de si mesmo e de suas condições de vida. Isso também seria completamente irreal. É preciso que você encare o fato de que o caminho é longo e que os tempos de provação não cessarão tão rápido quanto você gostaria. Causa-se um grande mal quando se leva as pessoas a pensar que , seguindo certas regras de ensinamentos metafísicos , seus problemas cessarão por completo , ou que , se eles parecem desaparecer por um tempo , isso será um sinal de sucesso.
Imaginar que seguir este artigo de purificação diminuirá os seus problemas ou perturbações é imaturo e infantil. Certamente os seus problemas exteriores e interiores diminuirão e finalmente desaparecerão , mas somente após um longo tempo , depois que você tiver compreendido completamente a sua estrutura interna e reorganizado as suas correntes interiores. Dessa maneira você dissolverá imagens interiores que são diretamente responsáveis pelos seus conflitos.
Uma vez que tenha conseguido algumas vitórias sobre si mesmo você perceberá integralmente essa verdade , mas isso exigirá muito tempo e anos de trabalho. Então , muito gradualmente , os tempos de prova diminuirão em impacto e freqüência , à medida que a harmonia cresce na sua alma e você realmente assume o controle de si mesmo e torna-se consciente de quem é. Quando eu digo “consciente de si mesmo” eu quero dizer ter conhecimento completo e absoluto do seu Eu inferior , o que não significa que você já o tenha superado.
Medite sobre o fato de que você poderá achar aspectos de si mesmo que talvez o deixem chocado. Esteja pronto para enfrentá-los no meio do caminho , em vez de esconder-se e fugir deles. Procure aceitar o fato de que , assim como você passou por testes antes mesmo de começar neste artigo , eles continuarão a vir para você durante muito tempo ainda. A única diferença é que uma pessoa que está em um caminho como este irá depois de algum trabalho bem-sucedido , compreender que cada teste e cada tempo de pesar significam algo muito particular. Uma lição particular para aprender acerca de si mesmo está contida em cada período difícil e em cada revés. Somente após um tempo considerável é que sua mente estará treinada neste sentido de forma que você descobrirá cada vez mais rápido qual é a lição. No momento em que você tiver compreendido o significado desses períodos , essa forma particular de testes terminará. Enquanto você não o tiver compreendido , os testes continuarão. Eles podem parar após algum tempo , mas voltarão da mesma forma , ou de maneira semelhante , até que você tenha aprendido a lição. Aqueles que experimentaram o que significa compreender a mensagem de uma dificuldade específica , entender verdadeiramente o seu núcleo , perceberão que bênção isso é !

O PREÇO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL É ALTO
Outro pensamento para meditação : enquanto você trilha este artigo deve também preparar-se para perseverar em outra das leis espirituais , que diz que existe um preço a ser pago por tudo. Quem quer que tente evitar isso pagará no fim um preço muito maior. Cada pessoa está fazendo isso constantemente , de uma forma ou de outra ; algumas de maneira mais óbvia ; outras , de modo mais sutil e secreto. Muitas pessoas não o fazem de maneira perceptível , mas psicologicamente todos vocês estão a fazê-lo , particularmente quando se aproxima deste artigo com olhos apenas semi-abertos.
Saiba que existe um preço , mas que ele vale a pena ! Quando você está para comprar uma casa e quer uma linda mansão , você se conforma em pagar o preço adequado. Você não vai esperar encontrar um palácio pelo preço de uma choupana. No nível material você não tem nenhum conflito com essa verdade , mas no nível emocional , psicológico e espiritual você constantemente quer um palácio pelo preço de uma barraco – e , às vezes , até de graça.
O preço que você paga por seguir este ensinamento de desenvolvimento sem dúvida  é alto , mas não existe absolutamente outro meio , na terra ou no céu , de obter harmonia , amor , felicidade e completa segurança interior. O preço é : nada de autopiedade , nada de ilusões a respeito de si mesmo , rompimento total em relação ao pequeno ego , tempo , esforço , paciência , perseverança e coragem. O que você receberá por esse preço é na realidade cem vezes mais valioso , mas não espere ver a recompensa assim que começar. Quando digo “começar” eu me refiro a um período de pelo menos dois anos de trabalho , desde que você não trabalhe com meias-medidas. Em outras palavras , e falando simbolicamente , primeiro você terá de quitar a fatura !
Eu sei que as minhas palavras não são aquelas que uma pessoa auto-indulgente gosta de ouvir. Não existe um método fácil nem uma fórmula mágica pela qual possam obter a felicidade que todos vocês buscam. Eu não posso prometer-lhes as preciosas dádivas dos céus na terra se vocês simplesmente praticam alguns exercícios de prece. Se eu lhes dissesse tais coisas vocês teriam boas razões para terem suspeitas e dúvidas , mesmo que inquestionavelmente preferissem ouvi-las.
O que oferecemos é real e verdadeiro. Cada um de vocês tem a oportunidade de descobrir por si mesmo , experimentando e seguindo este conselho. E o conselho , para começar , é : medite sobre as palavras que lhes transmitimos aqui ; considere qual deve ser o preço e o que você deve esperar. Então decida-se.
Você pode dizer sobre tudo isto : “Eu estou muito cansado”. Eu só posso dizer que isso é produto de uma visão curta ; se você está cansado ou fraco é porque suas forças internas se exaurem trabalhando nos canais errados , de tal forma que elas não conseguem renovar-se organicamente , como acontece numa alma em perfeito estado. Se você ao menos começasse sem desanimar logo com os primeiros esforços , você finalmente conseguiria pôr essa corrente interna no seu devido lugar. Ao fazê-lo , você libertaria em si mesmo uma maravilhosa força vital e uma centelha que transformaria por completo a sua vida.
Não podemos prometer que todos os seus problemas desaparecerão , pois eles são uma parte necessária do seu caminho , logo de início , um desafio com o qual você pode aprender se o enfrentar como deve. Todavia , podemos prometer que , depois que houver preenchido certas condições fundamentais , você não ficará mais deprimido com a sua vida e com as suas dificuldades. Podemos prometer que o seu cansaço desaparecerá e que você terá força para enfrentar as dificuldades e carregar a sua cruz da maneira certa , sabendo o porquê e qual o sentido de tudo isso.
Sua maior dificuldade , e a coisa que mais o enfraquece na sua vida , é o fato de você não poder ver a razão de nada que lhe acontece. Apenas seguindo um caminho dirigido para o seu interior é que você descobrirá ; e somente isso lhe dará a força de que necessita. Além disso , é garantido que depois de um certo tempo neste trabalho você aproveitará a vida apesar das suas dificuldades , antes mesmo que elas tenham efetivamente começado a desaparecer. Você passará a saborear a vida de uma maneira que nunca foi capaz. Você estará vibrando de energia cósmica , primeiro a intervalos e depois de modo mais consistente.
À medida que você compreende a si mesmo e começa a pôr ordem na sua alma , essa força vibrante começa a preenchê-lo. A vida será bela para você em toda sua realidade. Portanto é melhor não adiar este trabalho. Não importa o quão tarde você imagine que seja , nunca é tarde demais. O que quer que você consiga nesta terra terá um valor eterno. E quando falo em realização , eu quero dizer a conquista do seu Eu inferior.

TRÊS TIPOS DE TRABALHO
Eis aqui outro pensamento , para essa decisão inicial que você tem de abordar com olhos abertos : distinga os três tipos de trabalho envolvidos na sua purificação. Um é o comportamento exterior , o reconhecimento das suas faltas e qualidades aparentes , bem como qualquer ocorrência que esteja na superfície. A próxima fase – e essas frequentemente se alternam – é lidar com aquela camada em você que não pertence diretamente ao seu subconsciente , mas da qual você não tem consciência porque está deliberadamente fugindo dela. Essa camada tem de ser tratada de uma maneira diferente , que eu lhes mostrarei. A terceira camada , igualmente importante , é a mente subconsciente. Não pense que aquilo que está no subconsciente é tão longínquo que não tem efeito sobre você . Sem que o saiba , você é constantemente dominado pelo seu subconsciente ; é possível descobrir , de modo lento mas seguro , o que nele está contido , pelo menos até certo ponto. Distinga as tendências que estão diretamente relacionadas à sua vontade consciente e que portanto são diretamente controladas através de um ato volitivo. Você vai descobrir também outras que estão ligadas às suas emoções e que não podem ser diretamente forçadas a reagir aos seus desejos. O mundo da emoção só pode mudar através do crescimento orgânico , não por pressão e ação voluntária , exceto de forma indireta.
Suponhamos que você descubra que bem no fundo você não tem amor ou fé. Você não pode se forçar a ter fé ou amor , não importa o quanto posa tentar diretamente. Porém o que você pode fazer é trilhar este trabalho , seguir estes passos , superar talvez uma falsa disciplina que torna difícil para você trabalhar com diligência nesta senda.
Ao fazer isso você não trabalhará diretamente a sua falta de amor ou fé, por exemplo , mas vai simplesmente conseguir conhecer-se a si mesmo e descobrir por que lhe faltam esses atributos. Quando você gradualmente compreende isso sem se forçar a ter fé ou amor , com o tempo a força vital começa a preenchê-lo e, automaticamente , vai gerar esses sentimentos sem nenhum esforço direto da sua parte. Caso as suas emoções comecem a mudar depois de alguns poucos anos , isso pode ser considerado um sucesso maravilhoso. A mudança vai acontecer tão naturalmente que , no início , você talvez nem tenha total consciência disso.
Será a luta entre o Eu inferior e o Eu Superior , e é a vontade do seu ego consciente que vai decidir que lado vai vencer. Será uma longa batalha , que a princípio vai manifestar-se impedindo-o simplesmente de fazer este trabalho libertador. O Eu inferior pode enviar mensagens tais como ; “ Eu não acredito nisso” , ou “pode não ser necessário, afinal de contas“, ou “estou muito cansado” , ou ainda “eu não tenho tempo”. É preciso que você reconheça essas mensagens pelo que realmente são e compreenda de onde vieram. Use-as como um ponto de partida para escavar mais fundo no interior da sua alma. Tente ver claramente o que está realmente falando lá dentro quando ouvir esses pretextos e desculpas ocultos.
Se você antecipar esse conflito , será capaz de ver e escutar e obterá uma primeira vitória. Você terá aprendido também até certo ponto o processo de descobrir as suas máscaras e motivos errados , o que porá em boa posição mais tarde , quando o Eu inferior obstruir o seu caminho por outros meios. Ele simplesmente tentará apegar-se a correntes espirituais individuais. A essa altura você já saberá lidar com isso um pouco melhor. Não ponha apenas de lado as desculpas artificiais. Teste-as , lide com elas , examine-as.
Muitos de vocês têm medo do que possa vir do seu Eu inferior. É importante aprender a interpretar e traduzir tais sentimentos vagos em pensamentos concisos. Esse medo é uma importante razão para que uma pessoa se afaste do encontro com o eu.
É pueril imaginar que o que você não acalente em si mesmo não existe caso você evite encará-lo. O Eu inferior é imaturo e ignorante – sua natureza é de defeitos e distorções. Então : não fuja do que existe em você ! Todos vocês sabem que o Eu inferior é apenas uma camada temporária , e não constitui a sua personalidade por inteiro. Ele está agora por ser trabalhado , mas não é o verdadeiro Eu.
O seu Eu Superior , que está parcialmente livre , já se manifesta através das suas boas qualidades , sua generosidade , sua gentileza , ou o que quer que exista em você que pertença à sua esfera. Porém mesmo onde ele não pode manifestar-se por estar profundamente escondido por trás do Eu inferior , o seu Eu Superior ainda assim existe em sua radiante perfeição. Como você pode alcançá-lo a menos que penetre no Eu inferior ?
Assim , não tenha medo ; não fique chocado quando encontrar o seu Eu inferior onde até hoje não esperava encontrar. Ele é uma formação temporária necessária , mas nunca , nunca representa a sua verdade absoluta. De fato , atingir o estágio em que você fica chocado com algumas de suas facetas , das quais não havia suspeitado antes , constitui um sinal de avanço. Essa é uma forte indicação de progresso , pois sem passar por esse estágio por  mais doloroso que possa ser por algum tempo , você não pode conseguir mais nenhum sucesso ou vitória.
Se você meditar sobre estas palavras e ao mesmo tempo tentar ficar consciente do seu medo do Eu inferior , da sua vergonha por ele , e se você aprender a viver com essa verdade e esse conhecimento , você vai vencer. Então , vai encarar o seu modo de forma realista e não estará se escondendo dele como se esconde de algumas outras coisas em si mesmo.

SHAUMBRA e NAMASTÊ !!!  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...